#DesabafoLiterario
A NECESSIDADE DE INFORMAR SE O LIVRO POSSUI GATILHOS.
Gatilhos são: assuntos/situações que quando mencionados/lidos podem desencadear lembranças ou memórias ruins a alguém.
Situações de abuso físico e/ou psicológico, violência sexual, suicídio, bulimia, anorexia, depressão e outros da mesma linha são exemplos.
Trouxe essa introdução para trazer um questionamento: você já sofreu algum gatilho com alguma leitura, série ou filme?
Eu, Bárbara aqui, já.
Seria utopia pensar que sou a única que já passou por isso.
Infelizmente quase todos passamos por alguma situação que nos marcou profundamente. Mesmo com tratamento psicológico, espiritual e etc, pode ocorrer que se algo que lemos, ouvimos ou vemos tiver relação com nosso trauma, desencadeará memórias escondidas ruins, causando crises de ansiedade, ou pânico, que afetam de forma pesada nossa saúde mental.
Criei o @leiturasdabah para trocar experiências literárias, fazer amizades e conhecer histórias incríveis. A partir do momento que começo a resenhar uma história, tenho como obrigação moral e ética alertar ao leitor o que contêm no enredo que poderá afetá-lo negativamente.
Estamos lidando com pessoas, com vidas, e, infelizmente, a maioria de nós tem algum gatilho.
O que quero dizer aos autores que estão lendo este post é que vocês têm como responsabilidade citar na sinopse da sua obra caso ela tenha gatilhos, para que os leitores saibam o que esperar.
Você bookstagram, booktuber, blogueiro literário, como eu, mesmo que não tenha passado por uma tentativa e/ou abuso psicológico, físico, ou por outros traumas, sabe o que é um.
Temos informações sobre o assunto a nossa disposição. Uma cena com gatilho pode não te incomodar, mas pode incomodar outra pessoa.
Então cite na sua resenha, dica de leitura, post do dia, e etc.
Faça com responsabilidade e com amor que sei que você tem. Tenha empatia.
Você é um influenciador, e suas palavras têm poder.
Para o meu seguidor: busco ser responsável com este assunto em cada postagem, mas também sou passível de erros como qualquer pessoa. Por isso, nas fotos abaixo tem uma lista de TODOS os livros que já li ou citei aqui no IG que tenha tais gatilhos emocionais (posso ter citado na própria resenha sobre, mas estou reiterando por precaução)
Deixo registrado, a todos os que me acompanham, que sempre terei essa preocupação.
Estou aqui para somar, tenham certeza disto.
Convido você, meu colega influenciador digital, a fazer o mesmo.
Gostaram?
Contem-me tudo!
Até
Comentários
Postar um comentário