Pular para o conteúdo principal

#DesabafoLiterario



#DesabafoLiterario - Onde estão os personagens negros no romance ?

20/11 foi o Dia da Consciência Negra.

Dia que normalmente trazemos dicas de leituras antirracistas e indicações de histórias com protagonismo negro.

Mas, será que não estamos sendo repetitivos em indicar livros com representatividade negra somente em um dia ou mês especifico?

Será, que quando nos preparamos para colocar personagens ou autores negros em evidência uma vez ao ano, não estamos sendo coniventes com a falta de representatividade que temos na literatura, principalmente na ficção?

Literatura Negra tem que ser escrita, indicada e consumida de forma indistinta durante todo o ano, assim como livros LGBT+, feministas, históricos e etc.
Fico tão triste quando paro para ver que em meio de mais de trezentos livros que tenho, somente seis deles tem negros em destaque. SEIS, de trezentos!

Até quando teremos a mente tão pequena e limitada para criar histórias que em sua grande maioria se passa entre pessoas de pele e olhos claros?
Chega a parecer que quem é negro não se apaixona, não vence ou não vive!
Desculpe, mas é verdade, e isso dói.

Sim, temos alguns livros com protagonistas negros, inclusive vários que ainda não conhecia e vocês me indicaram via stories e agradeço muito!
Mas fica a reflexão que tais livros contamos nos dedos e isso é desesperador.

Estamos em 2020, mas ainda andando a passos de tartaruga quando se fala de representatividade na literatura e também no cinema, novelas, séries e afins.

E a evolução que cobro dos demais, cobro sempre primeiro de mim, então serei um pouco mais do que quero ver no mundo e nas redes sociais, priorizando igualdade, respeito e consciência.

Como?

- Em todos os resumos do mês (#livroseocorridos), vou compartilhar quais dos livros que li trouxeram representatividade.

- Caso crie uma nova história, fora meu conto "Fernanda" que ambos os protagonistas são negros, trarei a representatividade que anseio ver na literatura.

- E cada livro com protagonismo negro que conhecer e ler, vou panfletar com ainda mais força do que já faço!

E a partir da segunda foto trago dicas de livros que li com protagonismo negro!

Gostou? Me conta! Até 🐞

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#ResenhaDaBah - Os Lehanters - A Destruição De Um Homem - Thalissa Betineli

  "𝗨𝗠 𝗛𝗢𝗠𝗘𝗠 𝗦𝗘 𝗧𝗢𝗥𝗡𝗔 𝗣𝗘𝗥𝗜𝗚𝗢𝗦𝗢, 𝗤𝗨𝗔𝗡𝗗𝗢 𝗡𝗔𝗢 𝗧𝗘𝗠 𝗠𝗔𝗜𝗦 𝗡𝗔𝗗𝗔 𝗔 𝗣𝗘𝗥𝗗𝗘𝗥" "Os Lehansters - A Destruição de Um Homem" é um romance Dark🔞, onde conhecemos os irmãos Enzo, Anya e Antone Lehanster. Enzo foi criado afastado de seus irmãos por conta do pai, que o criou com um dever a cumprir : se infiltrar na Máfia Russa no momento certo para manter segredos escondidos. Após Enzo receber todos os ensinamentos, de maneira inesperada seus pais morrem, fazendo com que ele retorne para sua terra natal para assumir os negócios da família, o fazendo se distanciar pouco a pouco dos planos do pai. Anya com a morte dos pais se vê livre, pois foi criada reclusa e sem amor, assim sumindo pelo mundo. Enzo e Antone se aproximam e conseguem ter uma relação de irmãos de verdade. Anos depois, Anya retorna. Dona de si mesma, decidida a reivindicar seus direitos com uma Lehanster. Ela não é uma submissa, ela é uma dominadora. E em seu retorno, em u...

#ResenhaDaBah - Todos os Beijos que Roubei - Raiza Varella

𝗔𝗤𝗨𝗘𝗟𝗔 𝗕𝗢𝗡𝗜𝗧𝗔 𝗧𝗥𝗔𝗚𝗘𝗗𝗜𝗔 "Todos os Beijos Que Roubei - Parte I"🔞 é o segundo livro da Série "Príncipes do Diamante" e conta a história de Romeo Benite e Isabela Sayori Sato. Romeo é o cara! Decidido, lindo, altruísta, empresário competente, lutador de horas vagas, mas um cafajeste quando se trata de suas secretárias. Todas as que passam por seu escritório não resistem a seu charme, mas os relacionamentos não duram muito, pois Romeo tem uma saudade que não cura nunca, que tinha olhos puxados. Isabela é uma jovem asiática de 19 anos, durona e esforçada tentando fazer os pais orgulhosos. Dentro de um ônibus voltando pra casa, ela ouve uma moça linda chorando ao telefone contando para amiga como levou um pé na bunda do chefe e ainda perdeu o emprego. Isabela que não é boba nem nada consegue uma entrevista para o cargo. Chegando na recepção ela repara em um italiano maravilhoso falando ao telefone e já fica toda feliz e sonhadora. Ela prestou atenção n...

#ResenhaDaBah - Uma Péssima Ideia - Luiza Bonelli

  𝗔𝗤𝗨𝗘𝗟𝗘 𝗤𝗨𝗘 𝗙𝗢𝗜 𝗨𝗠𝗔 𝗚𝗥𝗔𝗧𝗔 𝗦𝗨𝗥𝗣𝗥𝗘𝗦𝗔 🧡 "Uma Péssima Ideia" 🔞 conta a história de Olivia Mitchell e Samuel Montanari. Olivia tem 22 anos, linda, divertida, inteligente e mimada. Estudante de administração e herdeira de um império no ramo hospitalar, onde ela está fazendo um estágio de verão. E no seu último dia estagiando, ela é beijada por Michael, seu crush da adolescência, melhor amigo de seu irmão e quem era seu chefe até aquele dia.  Ela sente um amor platônico por ele desde sempre, mas não deseja um relacionamento por vários motivos, então propõe a Michael algo casual. Mas o que acontece é que Olivia é virgem 🤣 Como ela decide resolver essa situação? Tendo a péssima ideia de contratar um garoto de programa para perder a virgindade e assim conhecemos Samuel.  Samuel, italiano 🔥, personal trainer, bartender e prostituto nas horas vagas (mesmo odiando isso) que só vive para cuidar e proteger sua família 😭 O caminho dele e de Olivia se cru...